21 jun COMO COBRAR ALUGUEL ATRASADO
Neste artigo vamos falar como cobrar aluguel atrasado, dando dicas e sugestões. Por fim falaremos sobre quando entrar com ação judicial de despejo contra o inquilino.
Quando o imóvel é alugado, existem inúmeros direitos e deveres para todos os contratantes. Contudo é obrigação do inquilino efetuar o pagamento da locação em dia.
COMO COBRAR ALUGUEL ATRASADO – PRIMEIRO PASSO
O primeiro passo para cobrar o aluguel atrasado, é entrar em contato com o inquilino. Lembre-se que é sempre válido manter o contato com o inquilino, enviando dicas e informações relevantes. Entretanto, esse contato é útil justamente para criar um canal de comunicação a fim de informar o Locatário do seu atraso no pagamento.
Esse primeiro contato deve ser feito logo ao se vislumbrar o atraso, ou seja, nos primeiro 5 primeiros dias. Contudo a mensagem deve ser simples, amigável e com a intenção de entender o motivo do atraso, portanto cuide para que a mensagem não tenha um tom de ameaça.
Todavia, ofereça uma forma para resolver a situação, utilize as principais formas de comunicação já utilizadas, seja ele o WhatsApp ou o e-mail, para avisar sobre o atraso no pagamento.
QUANDO FAZER LIGAÇÕES DE COBRANÇA
É fato que a situação de inadimplemento não é muito agradável. Como informado acima, antes de fazer cobranças por telefonema, é indicado informar o inquilino através de mensagens e possibilitando o pagamento do débito. Contudo caso as mensagens não surtirem efeito, o contato telefônico pode ser aproveitado para tentar uma conversa mais próxima com o cliente.
Entretanto, ao fazer a cobrança da dívida, evite críticas, agressões e ameaças, saiba que há casos em que a cobrança pode inclusive ser considerada abusiva, click aqui e saiba mais sobre isso.
SAIBA DIFERENCIAR O ATRASO
Existem inúmeros motivos que podem fazer um inquilino atrasar o aluguel. Portanto se você quer saber como cobrar o aluguel atrasado, deverá saber diferenciar um inquilino com atrasos corriqueiros de outros que estão passando por uma dificuldade pontual.
Sabendo o histórico do cliente fica muito mais fácil a distinção. Para os bons inquilinos, é indicado facilitar o pagamento, podendo conceder prazos, parcelamento do valor e até isenção de multa. Entretanto para os locatários com atrasos assíduos, um sinal de alerta deve ser acionado, devendo fazer cobranças com maior enfase, acionando o judiciário se necessário.
UM BOM CONTRATO PODE EVITAR PREJUÍZOS
É evidente que uma assessoria com um advogado especializado pode trazer diversos benefícios, uma vez que podem colocar cláusulas que inibem o locatário a atrasar o pagamento de locação. Entre as principais cláusulas que ajudam o locador, estão as multas por atraso, que podem variar de 2% a 10%, bem como a correção monetária que costuma ser de 1% ao mês.
Entretanto é indicado colocar honorários advocatícios para os casos de ter que contratar um advogado. Esta cláusula ajuda o locador para não ter que gastar com este serviço, já que fica convencionado no contrato que o custo será absorvido pela parte que infringir sua obrigação.
Não deixe de colocar uma cláusula penal para caso tenha que rescindir o contrato e entrar com uma ação de despejo. Lembre-se que os danos ao imóvel podem ser muitos, como alterações indesejadas, levando a depreciar o imóvel. Portanto é sempre indicado a locação do imóvel com alguma garantia, podendo ser fiança, seguro fiança, caução entre outras.
QUANDO ENTRAR COM AÇÃO DE DESPEJO
Se você tomou todas as dicas deste artigo como cobrar aluguel atrasado e não teve sucesso no pagamento do seu aluguel atrasado, pode ser o caso de ter que entrar com uma ação de despejo.
A ação de despejo pode ser cumulada com uma ação de cobrança. Portanto neste caso temos que além de retirar o inquilino do imóvel, os gasto anteriores e os ocorridos durante a ação, são cobrados do locatário.
Portanto a decisão de entrar com a ação de despejo deve ser tomada levando em consideração a percepção de que não é mais vantajoso a continuidade do contrato para o locador. Caso os atrasos sejam frequentes, ou ainda, o locatário demonstra sinais de não conseguir honrar com o pagamento futuramente, é um sinal de alerta para que o locador tome uma decisão definitiva.
Afinal, é melhor correr o risco de ter o imóvel desocupado enquanto procura um bom locatário, que estar com o imóvel alugado para um mal inquilino.
Lembre-se também que em muitos casos é possível conseguir uma decisão judicial liminar que obriga o locatário a sair do imóvel em 15 dias caso não efetue o pagamento. Portanto a consulta a um advogado pode trazer um esclarecimento sobre os direitos e deveres.
Se você quer saber mais sobre a multa no contrato de locação, click aqui. Não deixe de ver mais cuidados no contrato de locação, click aqui e veja o artigo.
Se você ainda tem dúvidas sobre como cobrar aluguel atrasado, consulte um advogado especialista. Envie um e-mail para [email protected], ou converse no chat com um de nossos advogados.
Se você comprou um imóvel na planta e este atrasou, click aqui e veja o artigo completo.