advogado grátis

COMO CONSEGUIR ADVOGADO GRÁTIS

Se a sua pergunta é como conseguir advogado grátis? precisa ler esse artigo.

Advogado Grátis, Existe?

A maioria dos advogados são profissionais liberais, ou atuam para bancas de escritórios. Como qualquer profissional, depende de seu trabalho para conseguir proventos para pagar os gastos do seu escritório, bem como seus gastos pessoais. Nenhum profissional que se prese, aceitaria trabalhar de graça.

Contudo, há formas de você conseguir um advogado sem pagar nada.

Tal afirmação tem previsão na legislação que garante um advogado para as pessoas que comprovarem que não tem condições de pagar por um advogado particular. Portanto é dever do Estado prestar a assessoria jurídica gratuita aos necessitados.

Estes advogados, são chamados de defensores públicos. Porém este “custo” é pago com os nossos impostos, ou seja, o advogado grátis, não existe de uma forma direta. Vale destacar que além da Defensoria pública, existem outras formas de não pagar diretamente para a sua ação.

Portanto, não existe um advogado grátis propriamente dito, mas existe sim diversas formas de conseguir uma assessoria jurídica, sem desembolsar valores.

Advogado Grátis na Defensoria Pública.

Na defensoria pública, as pessoas que necessitam de auxilio jurídico que comprovarem que são de baixa renda, tem direito a assistência judiciária gratuita.

Os documentos pessoais necessários para o atendimento são simples, basta a identidade, comprovante de renda e residência. Os profissionais são altamente qualificados e normalmente trabalham com diversos casos parecidos, o que facilita.

Porém apesar dos esforços, existe uma grande demanda, fazendo com que por vezes, os processos levem mais tempo, bem como a comunicação com o defensor seja menos pessoal.

Quais formas de conseguir Advogado Grátis.

Por sorte, a Defensoria Pública, não é a única forma de conseguir um advogado grátis.

Em diversas faculdades que prestam cursos de direitos, existem convênios com o Poder Judiciário, fazendo com que estas faculdades prestem assistência judiciaria gratuita.

Isso quer dizer que, na UFSC, CESUSC, UNISUL, entre outras faculdades, você pode conseguir um advogado grátis em Florianópolis por exemplo.

Vale destacar que o serviço é feito pelos estudantes de direito sobre orientação de professores.

Quero um Advogado Grátis para o meu caso.

Porém as opções ainda não acabaram, pois você ainda pode ter auxílio de um advogado particular para a sua causa.

Veja que os advogados estão orientados a seguir a tabela definida pela OAB como valor mínimo a ser arbitrado. Caso haja abusos pode ser aberto uma denuncia para apurar o caso.

Contudo, como dito antes, você pode ter direito a um advogado grátis e particular. Conforme a tabela da OAB, em muitos casos a previsão das custas se baseia na porcentagem da ação. Isso quer dizer que o advogado não é obrigado a cobrar um valor para iniciar o processo, sendo que a remuneração será apenas após o fim da demanda.

Da mesma forma, há muitos advogados que aceitam o chamada contrato de Risco. Este contrato, muito utilizado no Direito do Consumidor, se baseia no pagamento ao advogado apenas no caso de exito da ação. Faz com que se a parte perder a ação, o advogado não ganhe nada, assumindo assim os riscos.

Advogado Grátis nas Pequenas Causas.

Existem ações que até mesmo não precisam de advogado. São os chamados Juizados Especiais, que foram criados para as ações de pequenas causas.

Nesses Juizados, a própria pessoa, pode se dirigir ao cartório do juizado especial e narrar os fatos, iniciando o processo. Pela Lei, as ações que forem com valor inferior a 20 salários mínimos, não precisa de advogado.

Contudo, é de conhecimento geral que a orientação de um profissional nesses casos, pode e deve ser utilizado. Principalmente nas relações de consumo como inscrição indevida, as grandes empresas tem advogados experientes, diminuindo as chances do consumidor ter exito na ação se não tiver bem assessorado. Veja que passando pela análise de um especialista, este pode identificar outras infrações cometidas, fazendo com que o valor dos pedidos seja maiores.

Portanto, existe inúmeras formas de adquirir um advogado grátis, ao menos tente uma dessas formas entes de se arriscar em aventuras. O incomodo e a dor de cabeça pode ser maior.

Veja os principais canais para conseguir um advogado grátis em Florianópolis:

Defensoria publica: 36652000.

Escritório modelo UFSC: 3721-9410

Escritório modelo CESUSC: 3235-3252

Para tirar dúvidas, envie um e-mail para [email protected]hosc.adv.br ou então entre em contato pelo Cel/Whatsapp 48-999091898.