17 jun ADVOGADO PARA INSCRIÇÃO INDEVIDA
Se você está precisando de advogado para inscrição indevida, precisa saber as dicas e alguns direitos do consumidor.
O QUE É INSCRIÇÃO INDEVIDA?
A inscrição indevida basicamente é constituída na inclusão no rol de maus pagadores, por uma dívida já quitada ou inexistente. Contudo existem outras formas como a manutenção indevida. Esta ocorre quando há o pagamento da dívida contudo após 5 dias úteis, o nome permanece negativado.
Nesses três casos, a inscrição indevida, atinge a honra do consumidor, que se sentir lesado. Podem entrar com uma ação requerendo uma indenização pelos danos morais causados.
Se você já pagou a dívida e continua negativo, click aqui e acesse o artigo completo.
QUANDO PRECISO DE ADVOGADO?
Quando falamos em indenização por inscrição indevida, basicamente, estamos falando de ações que visa a condenação pelos danos morais suportados, que normalmente fica entre 10 mil e 20 mil reais.
Portanto, na maioria deses casos, é admitida entrar com uma ação no juizado especial, não sendo obrigatório a presença de advogado para inscrição indevida.
Contudo vale destacar, o auxilio de um profissional é muito importante podendo inclusive conseguir indenizações maiores, afinal o advogado tem conhecimentos e técnicas para argumentar perante o juiz.
QUAL O VALOR DE ADVOGADO PARA INSCRIÇÃO INDEVIDA?
Conforme já debatido em outros artigos, muitos advogados cobram uma porcentagem sobre o valor da indenização, não precisando gastar nada para entrar com a ação. Entretanto se você quer entender mais sobre esse contrato, click aqui para ler o artigo completo.
QUAIS DOCUMENTOS PRECISO PARA AÇÃO POR INSCRIÇÃO INDEVIDA?
A documentação para ação por inscrição indevida é muito básica. Precisa de cópia da identidade, comprovante de endereço e comprovante da negativação. Entretanto outros documentos podem ser anexado, como por exemplo o comprovante de pagamento da dívida.
QUANTO TEMPO DEMORA ESSE TIPO DE AÇÃO?
É muito comum as pessoas reclamarem da demora do judiciário. Contudo o número de ações judiciais, estão constantemente aumentando. Portanto nessa lógica, os juízes estão cada vez com mais processos para julgar, acarretando em uma maior espera.
O tempo de duração do processo, costuma variar conforme a cidade e Estado. Porém, o tempo médio dos processos costumam ser de 6 meses a 1 ano e meio. Entretanto vale destacar que caso haja recurso para a segunda instância, há um acréscimo de tempo que gira em torno de 1 ano a 3 anos.
Se você ainda está com dúvidas, envie uma mensagem através do chat ou e-mail para [email protected]
Se você quer saber quanto tempo pode ficar negativado, click aqui e leia o artigo.
Artigo sobre: Advogado para inscrição indevida.