quanto tempo posso ficar no serasa

QUANTO TEMPO POSSO FICAR NO SERASA?

Se a sua pergunta é “quanto tempo posso ficar no serasa?“, precisa ler o artigo até o final e saber os seus direitos.

POR QUAIS DÍVIDAS POSSO FICAR NO SERASA?

Antes de falarmos em quanto tempo pode ficar no serasa, é preciso esclarecer quais as dívidas podem serem negativadas.

As dívidas que levam a uma negativação, são inúmeras. Podem ser levadas ao Serasa, cheque, contrato, boleto (duplicata mercantil), nota promissória, empréstimo, cartão de crédito, entre outros.

Portanto, basicamente qualquer documento que comprove uma dívida pode originar uma negativação no serasa/SPC. Contudo se o seu problema é por uma cobrança indevida, click aqui para ler o artigo específico.

Todavia, se a dívida realmente existe, saiba que há prazo para ser inscrita no serasa, ou cobrada judicialmente.

QUANTO TEMPO POSSO FICAR NO SERASA?

Conforme o artigo 206 do Código Civil, há diversos prazos para prescrição. Contudo, na maioria a dívida prescreve em 5 anos.

Os efeitos da prescrição são claros, não se pode mais cobrar judicialmente. Portanto, ela ainda pode ser cobrada, porém o devedor não tem mais obrigação legal de pagar.

Assim, com a prescrição, surge o entendimento que não pode ser incluído, ou mesmo permanecer no rol de maus pagadores. Portanto, ocorrendo a prescrição da dívida, o nome deve ser retirado do serasa.

ESTOU NO SERASA POR UMA DÍVIDA PRESCRITA!

Como falamos, a maioria do prazo para prescrição é de 5 anos. Portanto, se a dívida está prescrita e você continua no serasa/spc, saiba que voce pode ter direito a uma indenização por dano moral. Afinal continuar negativado por dívida prescrita é considerado cobrança indevida.

Se esse for o seu caso, click aqui e veja mais sobre cobrança indevida.

POR QUE A DÍVIDA PRESCREVE?

Assim como no direito penal, no caso de dívida também há prescrição. A prescrição é uma norma que visa a estabilidade pela inércia. Portanto o credor tem um prazo para agir e cobrar os seus direito.

Entretanto vale frisar que se o credor entrar com uma ação judicial, não há prescrição, afinal o credor está exercendo o seu direito. Todavia caso o credor “durma no ponto”, existe a preclusão de seu direito e a estabilização da situação.

Contudo, caso você ainda tem dúvidas sobre quanto tempo posso ficar no serasa, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou envie uma mensagem pelo chat.

Artigo sobre: Quanto tempo posso ficar no serasa.