29 jun COMO COBRAR BOLETO VENCIDO
Se você está com problemas de pagamento do devedor, precisa ler o artigo sobre como cobrar boleto vencido.
O QUE É BOLETO BANCÁRIO?
Boleto bancário, nada mais é que um título de cobrança, resultante de um produto ou serviço. Contudo nem sempre o pagamento é feito na mesma proporção que o serviço é prestado.
Portanto é plenamente aceito a inclusão de juros e multas pelo não pagamento do boleto, dentro do prazo.
COMO COBRAR BOLETO VENCIDO?
Havendo a prestação do serviço ou entrega do produto contratado, exige a obrigação do pagamento convencionado entre as partes. Contudo, caso não haja o pagamento, existem algumas opções judiciais e extrajudiciais para cobrar boleto vencido.
OPÇÃO EXTRAJUDICIAL:
Uma opção que pode surtir efeitos rápido, é o protesto do título. Vale destacar que não é necessariamente o boleto bancário que será protestado, contudo é com os dados do boleto que será emitida uma duplicata que será levada ao protesto.
No protesto, o devedor será intimado para o pagamento da dívida em 3 dias. Não havendo o pagamento, ocorre o protesto gerando a negativação do devedor.
Há ainda a opção de notificar extrajudicialmente o devedor para que o pagamento seja feito. Dependendo do caso é uma opção válida, pois as custas da notificação é baixa e pode haver o pagamento ao ponto de ser esclarecido formalmente sobre as consequências do não pagamento.
OPÇÃO JUDICIAL:
A esfera judicial pode ser utilizada antes ou depois da tentativa extrajudicial. Contudo, a ação judicial para cobrar boleto vencido, pode gerar alguns custos extras, como por exemplo, honorários advocatício e custas judicias.
Entretanto, vale a pena lembrar o artigo sobre advogado sem pagar, basta clicar aqui para ler.
Contudo, é na ação de cobrança do boleto que existe a possibilidade de fazer o bloqueio de contas bancárias, expropriar bens como por exemplo carro e casa, além de outras medidas coercitivas.
Outras medidas para cobrar boleto vencido:
Em uma relação comercial, é sempre bom ficar bem claro os deveres e direitos entre as partes. Portanto colocar a data da entrega do produto/serviço, assim como as penalidades do descumprimento do devedor é sempre importante.
Assim, além de emitir os boletos, é recomendado que seja assinado um contrato entre as partes, para evitar o inadimplemento. Entretanto é com o acréscimo de cláusulas coercitivas que se aumenta a taxa de pagamento, como por exemplo os juros e multas.
Contudo, não deixe de consultar um advogado para lhe orientar e evitar possíveis prejuízos, afinal como diz o ditado popular, é melhor prevenir que remediar.
Se você tem um cheque sem fundos, click aqui para ler o artigo específico.
Portanto este foi um breve artigo de sobre como cobrar boleto vencido. Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo chat, ou envie um e-mail para [email protected].
Artigo sobre: Como cobrar boleto vencido.