INQUILINO COM ALUGUEL ATRASADO - QUANDO RESCINDIR A LOCAÇÃO

INQUILINO COM ALUGUEL ATRASADO – QUANDO RESCINDIR A LOCAÇÃO

INQUILINO COM ALUGUEL ATRASADO – QUANDO RESCINDIR A LOCAÇÃO

Neste artigo vamos falar sobre inquilino com aluguel atrasado – quando rescindir a locação, dando dicas e sugestões, contudo enfatizaremos os motivos e quando entrar com ação judicial de despejo e cobrança contra o inquilino.

O contrato de locação, assim como qualquer outro contrato, gera inúmeros direitos e deveres para ambas as partes. Porém a principal obrigação do inquilino é efetuar o pagamento da locação em dia.

INQUILINO COM ALUGUEL ATRASADO – PRIMEIRO PASSO

Sem dúvidas que o primeiro passo para cobrar o aluguel atrasado, é entrar em contato com o inquilino. Contudo, seja educado e direto, procure iniciar a cobrança logo nos primeiros dias de atraso. A sugestão é enviar uma mensagem até o quinto dia de atraso, de forma amigável e com a intenção de entender o motivo do atraso, portanto cuide para que a mensagem não tenha um tom de ameaça.

Todavia, ofereça uma forma para resolver a situação. Utilize as principais formas de comunicação já usadas como o WhatsApp ou e-mail, para avisar sobre o atraso no pagamento.

DEVO FAZER LIGAÇÕES DE COBRANÇA?

É fato que o credor não pode ficar esperando a boa vontade do devedor quitar seus débitos. Porém, como informado acima, antes de fazer cobranças por telefone, é indicado uma abordagem menos invasiva, como uma mensagem. Contudo verificando que os recados não foram atendidos, é indicado entrar em contato por telefone pode ser aproveitado para tentar uma conversa mais próxima com o cliente.

Entretanto, ao fazer a cobrança da dívida, tente não levar para o lado pessoal, com ameaças ou agressões. Saiba que há casos em que a cobrança pode inclusive ser considerada abusiva, click aqui e saiba mais sobre isso.

DIFERENCIE O BOM DO MAU PAGADOR

Há diversas causas que podem levar o inquilino a atrasar o aluguel. Portanto o credor/locador deverá diferenciar um inquilino com atrasos corriqueiros de outros que estão passando por uma dificuldade pontual, antes de tomar decisões mais sérias como rescindir a locação.

Verificando o histórico do cliente fica mais fácil a distinção. Portanto nos casos de bons inquilinos em atraso, é indicado facilitar o pagamento, podendo conceder prazos, dando parcelamento ou até mesmo isenção de multa. Entretanto para os locatários com atrasos assíduos, é prudente um tratamento mais firme, devendo fazer cobranças com maior enfase, acionando o judiciário se necessário.

CONTRATO DE LOCAÇÃO FEITO POR PROFISSIONAL

Outra dica deste artigo inquilino com aluguel atrasado – quando rescindir a locação, é fazer um bom contrato de locação, assim prejuízos podem ser evitados. A assessoria de um advogado especializado pode trazer diversos benefícios. Não ache que o valor cobrado é dinheiro jogado fora, uma vez que o custo para despejar um inquilino pode ser maior.

Há cláusulas que especialistas utilizam bastante que podem inibir o locatário de atrasar o pagamento de locação. Entre as principais cláusulas estão as multas por atraso, que podem variar de 2% a 10%, bem como a correção monetária que costuma ser de 1% ao mês.

Entretanto é indicado colocar honorários advocatícios para os casos de ter que contratar um advogado. Veja que estas cláusulas ajudam o locador para reaver os gastos efetuados ao verificar uma infração contratual do inquilino.

Uma última dica para o contrato é colocar cláusula penal para rescisão contratual. Veja que os danos ao imóvel com alterações indesejadas, podem depreciar o imóvel. Portanto lembre-se de requerer alguma garantia na locação, podendo ser fiança, seguro fiança, caução entre outras.

QUANDO RESCINDIR A LOCAÇÃO

Evidente que se o objetivo do locador é receber o aluguel, caso tenha um mau inquilino, poderá não ter satisfeita sua pretensão. Assim, leve em consideração os atrasos frequentes, ou ainda, se o locatário demonstrar sinais de não conseguirá honrar com o pagamento futuramente. Portanto neste caso, o locador deverá ativar um sinal de alerta e pensar quando rescindir a locação.

Lembre-se que se o locador tiver outros objetivos para o imóvel, como a utilização para uso próprio ou a venda por exemplo, o pedido de rescisão fica mais fácil.

Contudo se o locador quer apenas receber o seu dinheiro em dia, lembre-se de verificar se o mercado de locação está aquecido. Em muitas vezes a desocupação do imóvel pode perdurar por meses, levando assim a um prejuízo grande. Vale ressaltar que a multa por atraso no aluguel pode ser inclusive uma bonificação ao locador, aumentando assim sua “renda”.

Portanto é indicado ter uma visão do todo antes de tomar a decisão de rescindir a locação. Contudo, verificando que este é o melhor caminho, é sempre indicado a contratação de um advogado para tal atividade, que pode começar com um acordo amigável, ou a proposição de uma ação de despejo com a cobrança dos valores devidos.

Lembre-se também que no caso do inquilino se negar a sair do imóvel, o advogado pode requerer uma decisão judicial liminar que obriga o locatário a sair do imóvel em 15 dias caso não efetue o pagamento. Portanto a consulta a um advogado pode trazer um esclarecimento sobre os direitos e deveres.

Se você ainda tem dúvidas sobre inquilino com aluguel atrasado – quando rescindir a locação, consulte um advogado especialista. Envie um e-mail para [email protected], ou converse no chat com um de nossos advogados.

VEJA OUTROS ARTIGOS

Se você quer saber mais sobre a multa no contrato de locação, click aqui. Não deixe de ver mais cuidados no contrato de locação, click aqui e veja o artigo.

Se você comprou um imóvel na planta e este atrasou, click aqui e veja o artigo completo.

Artigo sobre: INQUILINO COM ALUGUEL ATRASADO – QUANDO RESCINDIR A LOCAÇÃO.