05 abr SEGURADORA DEMORA CONSERTAR O CARRO
Você sabia que se a seguradora demora consertar o carro, pode ter que indenizar pelos danos morais?
Pois bem, há muito tempo o carro deixou de ser apenas um artigo de luxo e passou a fazer parte da rotina. O veículo é responsável por dar a mobilidade que nos dias de hoje é essencial. A demora no conserto do carro, pode ocasionar inúmeros aborrecimentos.
SEGURADORA DEMORA CONSERTAR O CARRO – QUAL O PRAZO ?
Você pode não saber mas a SUSEP é responsável por regularizar as seguradoras. Ela estabelece que o prazo máximo para a seguradora consertar o carro é de 30 dias.
Porém em alguns contratos esse prazo pode ser estendido para até 60 dias. Entretanto o prazo só começa a contar após a entrega de toda documentação.
Porém caso esse prazo seja ultrapassado, a seguradora pode ter que indenizar por danos morais.
QUAIS OS DIREITOS QUANDO A SEGURADORA DEMORA O CONSERTO DO CARRO
Como dito anteriormente, dependendo do caso, a seguradora pode ter que indenizar por danos morais em virtude da demora no conserto. Porém, existem outros direitos a serem pleiteados.
As apólices de seguros normalmente são feitas com carro reserva. Porém esse carro reserva são emprestado por apenas 7 dias, deixando a pessoa desamparada no restante do prazo. Portanto vale a pena verificar bem o seu seguro. A seguradora não tem responsabilidade pela execução dentro do prazo de 30 dias.
Porém caso o prazo de 30 dias seja ultrapassado, o cliente tem direito de exigir um carro reserva até que seja terminado o conserto do carro. Entretanto esse carro reserva não precisa sequer estar previsto na cobertura do seguro. Portanto é um direito do consumidor pelo atraso injustificado no conserto do carro.
SEGURADORA DEMORA CONSERTAR O CARRO POR FALTA DE PEÇAS.
Há casos que a seguradora alega que não há peças disponíveis no mercado para o devido conserto. Portanto neste caso, a responsabilidade da seguradora é relativizada.
Caso exista realmente falta de peças para o conserto, a montadora passa a ser responsável pelos danos causados. Portanto é dever também da montadora fornecer um carro para a utilização até que seja terminado o conserto do veículo.
QUANDO CONFIGURA DANO MORAL PELA DEMORA NO CONSERTO DO CARRO
O dano moral é causado por um ato lícito ou ilícito que afeta moralmente a pessoa. Portanto precisa ser analisado cada caso para saber se houve um aborrecimento que ultrapassa o normal, pois cada pessoa tem sua singularidade.
No caso se a seguradora demora consertar o carro e passa dos 30 dias previsto, fica configurado um ato ilícito. Portanto quando configura um ato ilícito, o dano moral fica presumido. Neste ponto fica mais fácil o pedido de dano moral.
Porém, vale destacar que a análise do dano moral, fica a cargo do Juiz.
Portanto caso você ainda tenha alguma dúvida sobre seguradora demora consertar o carro, entre em contato pelo e-mail [email protected], ou ainda deixe um recado através do chat.
Porém se o seu caso, houve uma batida e o responsável não quer pagar, click aqui e acesse mais dicas.
Artigo sobre: seguradora demora consertar o carro.