qual o custo do inventario

QUAL O CUSTO DO INVENTÁRIO?

Se você está querendo saber Qual o Custo do inventário, este artigo foi feito para você. Saiba quais são os custos e quando tem direito a isenção.

QUAL O CUSTO DO INVENTÁRIO

Os custos num processo de inventário, basicamente se divide em três, sendo eles:

  • Imposto de transmissão (ITCMD);
  • Custos com advogado;
  • Custos processuais.

Contudo vale lembrar que o prazo máximo para iniciar o inventário é de até 60 dias a contar do falecimento. Entretanto, caso esse prazo tenha passado, em Santa Catarina por exemplo, é cobrado uma multa de 20% sobre o imposto (ITCMD). Portanto vale a pena ficar atento para não pagar valores desnecessários.

QUAL O VALOR DO IMPOSTO PARA O INVENTÁRIO

O valor do imposto cobrado varia conforme o Estado. Em termos gerais, esse valor varia de 1% a 7%. Porém há casos que o Estado prevê isenção do imposto. Em Santa Catarina existe isenção no imposto sobre o inventário para valores de até R$20.000,00.

Se quiser saber mais, click aqui e veja como diminuir o imposto do inventário.

QUANDO O ADVOGADO COBRA PARA FAZER O INVENTÁRIO?

Para iniciar o inventário, vale destacar que pode ser escolhido se tramitará na esfera judicial ou na extrajudicial, se voce quer saber qual a diferença click aqui.

Contudo, vale destacar que os gastos com o imposto ou ainda com o advogado são os mesmo.

Os gastos com advogado para o inventário varia conforme a tabela de cada Estado. Em Santa Catarina por exemplo, a tabela fixa em 10% sobre o montante, tendo um piso mínimo de R$2.500,00.

CUSTOS PROCESSUAIS PARA INVENTÁRIO?

Como dito antes, as partes podem optar por fazer o inventário judicial ou extrajudicial. Porém a via extrajudicial tem se tornado muito mais atrativa pelo fato de poder ser finalizada em poucos dias. Já a via judicial, o processo pode levar facilmente anos para a conclusão.

É uma inverdade que a via extrajudicial é mais cara, contudo, tem casos que na via judicial pode conceder mais isenção nas custas.

Portanto os custos do processo, podem variar de 1% a 4% do montante. Entretanto vale a pena consultar o seu advogado para saber qual é a via que melhor atende os seus objetivos.

QUAL O CUSTO DO INVENTÁRIO.

Porém se você não tem condições de arcar com as custas do inventário, saiba que você pode pedir a isenção. Neste caso é indicado procurar a Defensoria Pública que irá dar toda assessoria necessária.

Você ainda ficou com alguma dúvida? Envie para o nosso e-mail: [email protected] ou deixe sua mensagem no chat.

Se você quer saber como começar o inventário click aqui e veja quais os documentos são necessários para os primeiros passos.

Entretanto se você quer saber mais sobre como funciona a partilha de bens, click aqui e veja.

Artigo sobre: QUAL O CUSTO DO INVENTÁRIO.